fbpx

Transformar bons líderes em líderes de alta performance é aproveitar ao máximo o potencial deles e de seus liderados, que muitas vezes por não contarem com uma gestão eficiente acabam não dando os resultados que são capazes, o que gera muita frustração para toda a equipe e prejuízos para a empresa.

São variados os motivos que impedem os gestores de se tornarem líderes de alta performance como:

  • Problemas de relacionamento dentro de sua equipe;
  • Falta de estrutura e clareza dos processos;
  • Falta de empatia, inflexibilidade;
  • Falta do foco em metas;
  • Dentre muitos outros.

Hoje queremos abordar o foco em metas como uma das principais atitudes que podem ajudá-lo a transformar líderes comuns em líderes de alta performance. Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo este artigo!

O que são líderes de alta performance?

Primeiro, é preciso entender que um verdadeiro líder é diferente de um gestor comum. Isso porque um gestor pode muito desempenhar o seu papel com qualidade, distribuindo funções e trabalhos entre sua equipe, fazendo com que todos cumpram prazos etc.

Porém, quando ele assume o papel de líder, ele passa a trabalhar não apenas pelo desenvolvimento e sucesso da empresa, mas também pelo desenvolvimento dos membros de sua equipe, reconhecendo que são pessoas com desejos e ambições e que precisam se preparar para, inclusive, assumir novos postos dentro da organização.

Os líderes de alta performance são aqueles que conseguem transformar o seu trabalho em grandes resultados para a empresa, potencializando o desempenho de cada membro de seu time e o desempenho da equipe como um todo.

Como o foco em metas pode melhorar o desempenho dos líderes?

Diversas vezes o que prejudica o trabalho da liderança é a falta de objetivos e metas claros e concisos que unam toda a equipe. Algo que mostre para o grupo que todos eles estão trabalhando pela mesma coisa, além de seus objetivos individuais.

Portanto, o foco em metas pode trazer de volta o senso de equipe do time, a colaboração, a proatividade e, assim, facilitar o trabalho dos líderes, que com essas questões superadas, podem trabalhar no desenvolvimento de seus colaboradores.

Como desenvolver o foco em metas?

Para desenvolver o foco em metas em uma equipe e garantir líderes de alta performance, que aproveitem todo o potencial dos membros de seu time, alguns passos são necessários. Confira os principais!

Alinhe os colaboradores com a missão, visão e valores da empresa

Para fazer com que todos caminhem na mesma direção, com foco nas metas da empresa, primeiro é necessário que seus colaboradores entendam o propósito de tudo isso.

É por isso que a missão, visão e valores de uma empresa são tão importantes. Eles é que vão nortear a sua equipe para um objetivo comum.

Defina as metas junto com a equipe

Algo que também ocorre com frequência, é o líder que até tenta levar o foco de sua equipe para as metas, porém, por trabalhar com metas irreais, o efeito acaba sendo reverso, gerando muita desmotivação e insatisfação entre seus liderados.

Para evitar esse tipo de problema, avalie muito bem os históricos de metas anteriores e defina as novas metas junto com a sua equipe, ou pelo menos alguns representantes delas. Lembre-se de que as metas precisam ser desafiadoras, mas alcançáveis.

Identifique o perfil de cada colaborador

Observar e conversar bastante com cada membro de sua equipe é muito importante para que você possa identificar o perfil de cada um de seus membros, quais são suas facilidades e dificuldades e em quais tipos de tarefa eles se saem melhor.

Assim, fica muito mais fácil distribuir o trabalho e delegar as tarefas de maneira eficaz e satisfatória para todos. Confie em sua equipe e delegue.

Ouça sua equipe e corrija erros

A visão de quem está lidando diretamente com os microprocessos ou até mesmo com clientes e fornecedores é um grande diferencial.

Então, não deixe que suas tarefas estratégicas te impeçam de ouvir o que sua equipe tem a dizer, os pontos de melhoria e de atenção e trabalhe para corrigir os erros levantados.

O NETAS também pode ajudar a sua empresa no desenvolvimento de líderes de alta performance e times com foco em metas, por meio de treinamentos vivenciais únicos, planejados de acordo com as necessidades da sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais!

Vamos conversar?

Solicite informações agora mesmo

Fale com um consultor

Receba nosso conteúdo