fbpx

Com a concorrência no mercado cada vez mais acirrada, os gestores já se deram conta de que investir em um bom treinamento de líderes passou a ser uma necessidade para as empresas que desejam se manter competitivas, satisfazer as necessidades e desejos de seus consumidores e entregar excelentes resultados.

Entretanto, apesar de o treinamento de líderes ser essencial para o desenvolvimento contínuo de suas equipes, é preciso que esses líderes tenham a oportunidade de, de fato, colocarem tudo o que aprenderam em prática.

Afinal, de nada adianta você oferecer um treinamento incrível para os líderes de sua empresa, se eles não tiverem a autonomia necessária para realizar as mudanças, certo?

Se você é gestor e quer saber o que pode fazer em sua companhia para que o treinamento de líderes gere ainda mais resultados, confira as dicas que listamos a seguir!

Conheça os pontos de melhoria de seus líderes

Antes de mais nada, algo que é fundamental para garantir o sucesso de um treinamento de liderança, é conhecer os pontos de melhoria de seus líderes. Essas informações são essenciais, tanto se você for desenvolver um treinamento quanto se você for contratar uma empresa especializada nisso.

A verdade é que quem vai desenvolver o treinamento precisa saber os direcionamentos que esses líderes mais necessitam, para que o resultado da capacitação seja potencializado.

Neste momento, o ideal é observar e listar as principais habilidades comportamentais que seus líderes estão deixando a desejar. Alguns exemplos são: comunicação, motivação, resiliência, empatia, capacidade de influenciar seu time, dentre outros.

Além de observar, converse com todas as pessoas que estão envolvidas no trabalho desses líderes e descubra quais são as suas percepções. Isso pode ajudá-lo a enxergar ainda mais pontos de atenção.

Utilize cases da própria empresa

Para que o conteúdo seja mais fácil de assimilar, é importante alinhar com o responsável pelo treinamento algumas situações corriqueiras em sua organização, para que possam ser usadas como exemplos e cases nos exercícios e atividades propostas.

Promover no treinamento uma atmosfera onde o líder se identifique e perceba pontos em sua conduta e na da empresa em que trabalha que podem ser melhorados, vai facilitar a sua visão para colocar tudo em prática depois.

Promova workshops e debates

Uma boa dica e que pode trazer um ótimo resultado para as equipes após um treinamento de liderança, é promover workshops e debates onde os líderes que participaram do treinamento possam compartilhar com os demais colaboradores o que aprenderam.

Este momento também pode ser útil para que cada líder se reúna com sua equipe e realinhe a identidade do time, suas metas e objetivos, forma de trabalhar e até mesmo reforçar a cultura organizacional da empresa como um todo.

Essa troca de experiências é muito importante para fortalecer as equipes e melhorar o relacionamento entre todos os membros, além de trazer de volta o engajamento e comprometimento dos times.

Estimule a inovação

Seus líderes voltaram do treinamento super motivados e com vontade de fazer acontecer na empresa? Saiba que se eles não encontrarem um ambiente que seja receptivo à mudanças e inovações, essa motivação pode ir embora rapidamente e o padrão seguir o mesmo, comprometendo seus resultados.

Portanto, você que é o dono da empresa ou gestor de RH, deve estar aberto às novas ideias que esses líderes podem trazer e estimular essa cultura de criatividade e inovação.

É claro que dificilmente todas as ideias serão viáveis, porém todas devem ser escutadas e consideradas, valorizando verdadeiramente o comprometimento do profissional que as propôs.

Faça com que os líderes sintam a mudança

O treinamento de líderes e todas as ações e mudanças realizadas em sequência deram certo e alavancaram os resultados da sua organização? Reconheça seus líderes por isso!

Mostre a eles o quanto o aprendizado e o esforço deles valeram a pena e o quanto o trabalho deles é importante para a empresa. Os feedbacks não devem ser deixados apenas quando há algo a ser melhorado, mas também devem ser usados como uma ferramenta de reconhecimento e motivação. Pense nisso!

O Circuito NETAS oferece treinamentos vivenciais, inclusive de liderança, personalizados e adequados às necessidades de seus líderes e colaboradores. Por meio de atividades práticas, buscamos desenvolver a liderança e o trabalho em equipe nos mais diversos profissionais. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Vamos conversar?

Solicite informações agora mesmo

Fale com um consultor

Receba nosso conteúdo