fbpx

As metas são imprescindíveis para uma organização alcançar seus objetivos e propósitos a curto, médio e longo prazo, mas nem sempre o seu cumprimento é tão simples.

Isso se torna ainda mais difícil quando o gestor tem uma certa ansiedade para alcançar as metas antes do prazo estipulado, transmitindo essa pressão à sua equipe, o que pode gerar mais estresse e tensão no ambiente, dificultando o desempenho de todos.

Porém, existem alguns comportamentos que um gestor pode ter que pode ajudar seus colaboradores a se engajarem cada vez mais com as metas da empresa e conseguirem atendê-las dentro do prazo e muitas vezes até antes. Veja abaixo algumas dicas!

Trabalhe com metas alcançáveis

Essa é uma dica que sempre damos aqui quando falamos sobre metas, pois é o ponto de partida para que um time consiga alcançá-las. Isso porque muitos líderes acabam confundindo metas desafiadoras com metas impossíveis, e isso atrapalha muito o desenvolvimento de uma equipe, já que pode tirar toda a sua motivação, ao pensar que o objetivo é inalcançável.

Sendo assim, trace as suas metas com planejamento. Revise os resultados dos meses e até anos anteriores, verifique se existem sazonalidades que podem impactar as vendas ou produções e defina as metas com base nesses números, aumentando-as progressivamente.

Ofereça bonificações e recompensas

Algo que costuma dar bastante certo nas empresas que precisam bater metas é trabalhar com bonificações e recompensas para os colaboradores que as alcançam. Essa é uma boa forma de fazer com que eles se sintam reconhecidos pelo seu trabalho e ainda possam ter um benefício extra com isso.

E quando falamos em bonificações e recompensas, não falamos apenas de dinheiro. É importante identificar o perfil de seus colaboradores e definir as recompensas que mais os engajem. Alguns exemplos são folgas, viagens, passeios, jantares, dentre outros.

Defina uma rotina para o funcionário

Esse é um trabalho que deve ser feito em conjunto entre o líder e o liderado, afinal, o líder tem uma série de expectativas sobre o trabalho do colaborador, mas somente o funcionário sabe como desempenhar suas funções de maneira otimizada e eficaz, cada um tem um jeito.

Então o ideal é que de tempos em tempos o gestor tenha uma conversa com cada membro de sua equipe para estruturar uma rotina diária de tarefas que os ajudem a alcançar as metas.

Isso pode envolver ligações de prospecção, envio de e-mails ou outras formas de contato de pós-venda, desenvolvimento de novos serviços, atualização de cadastro a cada venda, dentre muitas outras coisas, dependendo do segmento da empresa.

Divida as metas por períodos menores

Metas muito altas podem assustar a sua equipe e causar uma sensação de que serão muito difíceis de serem atingidas. Por isso, uma alternativaa  alterativa para ajudar o seu time a se familiarizar com as metas estipuladas, é desmembrando-as em metas menores.

Por exemplo, se a meta anual é de 100 vendas, você pode dividi-la por semana ou até mesmo por dia, sendo 25 vendas por semana e 5 vendas por dia (considerando que seus vendedores trabalhem de segunda a sexta).

Assim, fica muito mais fácil para eles visualizarem as metas e se torna muito mais motivador, já que terão a chance de alcançar suas metas diariamente.

Faça um bom acompanhamento

Dentre as funções de um líder, acompanhar o andamento do trabalho de seus liderados é uma das mais importantes. Conversar com sua equipe para saber como estão indo as metas e quais são as dificuldades enfrentadas é fundamental para saber o que precisa ser melhorado.

Deixar para perguntar sobre as metas apenas quando o tempo está chegando ao fim é uma atitude prejudicial para a organização, pois gera problemas de comunicação e estresse, sem necessidade.

Isso porque é muito mais fácil corrigir erros e solucionar problemas no decorrer do processo, do que tentar “apagar o incêndio”.

Treine e motive sua equipe

Aplicar treinamentos e reciclagens em sua equipe é muito importante para que seus colaboradores se sintam mais seguros e confiantes para desempenhar suas funções e isso se reflete também na motivação.

Os treinamentos corporativos vivenciais são excelentes opções para unir o seu time e ainda desenvolver habilidades e competências importantes para antecipar o fechamento das metas, como liderança, inteligência emocional, empatia, trabalho em equipe, dentre outras.

O NETAS Treinamento e Desenvolvimento oferece treinamentos vivenciais personalizados de acordo com a realidade e os objetivos da sua organização, motivando a sua equipe ou seus líderes em busca de mais resultados. Entre em contato conosco e saiba mais!

Vamos conversar?

Solicite informações agora mesmo

Fale com um consultor

Receba nosso conteúdo