A falta de sinergia da equipe é uma das causas para a queda na produtividade, segundo diversos estudos.

Todo líder sabe que para o bom desenvolvimento da empresa é preciso que haja uma equipe em sinergia. A sinergia (do greg syn “união” ou “junção” e ergía “unidade de trabalho”) significa uma ação ou esforço simultâneo e cooperado, ou seja, um trabalho em equipe harmonioso, onde comunicação, esforço e foco tem o mesmo objetivo.

Age com sinergia, por exemplo, uma equipe de vendedores que tem metas para serem atingidas. Sozinho não é possível, mas quando todos se esforçam e individualmente fazem a sua parte pensando no todo e correndo atrás do mesmo objetivo do grupo, todos atingem a meta.

O cenário desse tipo de equipe é o buscado por líderes de diversas empresas, mas como conquistar a sinergia da equipe?

Pensando na demanda de equipes que precisam de mais harmonia, separamos alguns fatores e dicas para te auxiliar a conquistar a sinergia da equipe de forma simples e prática:

Grupo não é equipe

O fato de as pessoas estarem em um mesmo ambiente trabalhando simultaneamente, não significa que há uma equipe sinérgica. Pelo contrário, muitas vezes a atuação acontece de forma totalmente isolada. Faça uma análise sobre como estão comunicação, foco e objetivo dos resultados e se os seus subordinados estão trabalhando como um grupo ou uma equipe.

As conversas sinceras são o caminho

Converse com cada colaborador e descubra o que o motiva em seu ambiente de trabalho, quais melhorias acredita que deveriam ser realizadas e pergunte também como é o seu desempenho como líder e profissional.

Recompensa é primordial

Ofereça um salário de acordo com o mercado e com os colegas do mesmo nível e especialidade, os funcionários desejam e merecem receber um salário justo. Crie metas alcançáveis e premie sua equipe sempre que possível, não esquecendo de pontuar os momentos em que o trabalho em equipe fez com que as metas fossem alcançadas. O plano de carreira também pode ser reconhecido como uma recompensa pelo trabalho prestado.

Reconheça e valorize o trabalho realizado

Funcionários produzem com qualidade e responsabilidade quando se sentem valorizados. Mostre o quão importante eles são para o desenvolvimento da empresa e reconheça quando o trabalho em equipe for bem realizado. Fazer elogios em grupo e críticas particulares são regras que devem ser seguidas.

União é a base de tudo

O mais importante dos fatores que influenciam diretamente na conquista da sinergia da equipe é a união.
O líder tem o papel importante de mostrar que um clima organizacional harmonioso torna uma equipe que consegue realizar o trabalho de forma agradável, motivadora, prazerosa e sinérgica. Mas não se culpe se a sua equipe não é sinérgica, apesar da responsabilidade estar em suas mãos, a cooperação depende de todos.

Se você é líder de uma equipe, recomendamos a leitura: 6 formas de evitar a queda de produtividade e 5 Dicas para combater a desmotivação no trabalho.

Vamos conversar?

Solicite informações agora mesmo

Fale com um consultor

Receba nosso conteúdo