Somos referência e parceiros dos nossos clientes no desenvolvimento de pessoas.

O NETAS nasceu do sonho do Ernesto Haberkorn, um dos fundadores da TOTVS, em deixar um legado, acreditando que o Brasil só melhoraria se investisse na educação.

A partir de 2006 começamos a realizar treinamento corporativo, com o foco em atividades outdoor, como o circuito de aventura, surgindo assim o NETAS. Em 2016 ampliando o portfólio de soluções, criando a TRÍADE DO APRENDIZADO, a metodologia atual do NETAS, que soma conteúdo, vivência e processamento.

O NETAS

Contrate o que existe mais de novo no mercado de treinamento e desenvolvimento corporativo

BAIXAR PORTFOLIO
Manifesto NETAS

Muito mais que um CV técnico, queremos contar nossas histórias

Ernesto Harberkorn

Ernesto Harberkorn

Fundador do NETAS

Nasci em 1943. No meio da segunda Guerra Mundial. Meus pais, imigrantes judeus, fugiram da Alemanha e conseguiram escapar dos campos de concentração nazistas. E claro, isso me condecorou com uma educação super rigorosa. Começo minhas palestras contando a história dos “passos largos, non gasta o sola do sapato. É caro!”, recomendação que minha mãe dava quando me comprava um tênis novo.

Da infância me orgulho das medalhas que o diretor da escola colocava no peito dos três melhores alunos da classe. Tinha uma empregada que não deixava eu entrar em casa se chegasse sem ela, no último dia de cada mês. A infância foi muito dedicada a esportes. Recomendação médica, já que tive um início de paralisia infantil e na época não havia vacina. Joguei (era baixinho, logo...reserva!) no time de Voley do Paulistano. Quando, em jogo de campeonato, não entrava em campo, minha mãe peitava o Técnico: - Mas moço, eu paguei “o mensalidade” do Clube! Porque meu filho “non” jogou??

A faculdade não foi a opção mais desejada. Queria fazer Engenharia, mas nunca consegui entender uma única fórmula de Química. Então fui fazer Administração de Empresas. Na FGV. No último dia de aula do último ano, quase fui expulso e fiquei sem o diploma. Ao responder ao Diretor o que tínhamos achado do curso, fui sincero, pelo menos no meu ponto de vista. Respondi, provocando risos da galera: -Achei o cúmulo do óbvio e do bom senso acochambradamente embromado!

Mas, mesmo assim consegui bons empregos. Na Consultoria Roberto Dreifus, DECA, Metal Leve, onde iniciei minha carreira de programador, depois de receber de um garoto o folheto de um curso de “Programação de Cérebros Eletrônicos”. E aí procurei, para trabalhar, somente empresas de TI: Máquinas Bull e ESC-Siemens. Mas esta encerrou suas atividades em 1974, por imposição da IBM, que colocou que se ela não saísse da área de computadores, também entraria no segmento de telefonia. Coisa de cachorro grande. E hoje, curiosamente, é tudo uma coisa só: Telefone, computador…celular.

Mas ficar desempregado foi bom. Sem alternativas, montei meu próprio negócio. A SIGA – Sistemas Integrados de Gerência Automática, vendendo o sistema que meu diretor pediu que desenvolvesse na ESC, para ser entregue aos clientes que adquirissem o novo computador alemão. Sistema esse baseado no primeiro livro que escrevi, depois de formado: “Introdução à Análise de Sistemas”. Quando pedi ao Diretor alemão autorização para usá-lo no meu novo negócio, ele respondeu, debochando e tirando ‘sarro’ da minha cara: - Claro, pode sim…se um dia funcionar!

A SIGA teve a vantagem de, na época, haver poucas empresas que ofereciam esse tipo de serviço. E com a entrada de Laercio Cosentino como sócio, surgiu a Microsiga, que depois virou a TOTVS e abriu o capital em 2006. Foram 32 anos de muito trabalho, muitas crises, noites em claro, mil “pepinos”, enfim uma jornada na qual por várias vezes pensamos em “jogar a toalha”. Mas no fim deu tudo certo. Tão certo que resolvi, depois do IPO e ser movido para o Conselho, onde se trabalha apenas um dia por mês, montar mais alguns negócios para me ocupar… e me preocupar. Ou, de vez em quando, me divertir.

O NETAS foi o primeiro, uma tentativa de ajudar as pessoas através de 10 Princípios de Qualidade de Vida. Com 2 espaços dedicados a hospedarem os eventos: o SPAventura e o Banana Bambu, tocados pelos 3 filhinhos, Patrícia, Daniela e Alex. A empresa ia aos trancos e barrancos, mas com a entrada da Tarsila e do Fábio decolou de vez. Seguindo a filosofia de “traga sempre pessoas melhores que você para te ajudar” também eles viraram sócios. Hoje é o Grupo NETAS.

E, para não deixar de ser feliz, ou seja, ter aquele orgasmo a cada vez que um programa (programa de computador!) dá certo, montei a ERPFlex, inovando sim, com a criação do primeiro ERP que roda na nuvem. Isso em 2007. E também aqui com sócios que sabem muito mais do que eu: Ary Medeiros e Luís Akira. E o filhinho, da Elaine, Murilo, talvez um dia pegue o “abacaxi”, substituindo a CEO Monica Melão! E tenho certeza de que, quando o Brasil, quem sabe, um dia, finalmente sair das intermináveis crises que temos, ela vai dar um baita lucro!

E para minha mulher, companheira de todas as horas, um Salão de Beleza, o Espaço BE. Assim corto cabelo de graça. E ela não reclama que eu trabalho demais. Ela também tem esse hábito/problema/satisfação.
E vamos tocando a vida. Escrevendo, fazendo vídeos e palestras e torcendo para ter trabalhado de manhã no dia em que, à tarde, Deus me chamar. Já bem velhinho! Assim espero.

Fabio Abate

Fabio Abate

Sócio-diretor e consultor do NETAS

Fabio Abate, sendo Fabio Abate, meio pavão como alguns amigos brincam comigo, me faz subir aos palcos e frentes de salas para provocar as pessoas a pensarem e se implicarem com a própria vida. Ainda jovem percebi a responsabilidade de falar com as pessoas, “elas me ouviam”, foi por esse motivo que resolvi estudar e entender melhor como nossa mente funciona e o que está por traz das nossas decisões e comportamentos. Desde então, a aproximadamente 20 anos me dedico a ajudar as pessoas compartilhando o que penso dentro de experiências de desenvolvimento, nos mais variados modelos possíveis, afinal a complexidade e singularidade humana exige a nossa superação em modelos de aprendizagem.

Por que resolvi empreender nesta carreira? O empreendedorismo está em mim desde criança, aos 9 anos produzia saches com vela derretida, nas formas de chocolates da minha mãe, perfumes “emprestados” do banheiro dos adultos e saia vendendo. Aos 16 me tornei professor de uma escola de informática, abri minha primeira empresa aos 21, claro não deu muito certo, mas aprendi muito. Como gestor de RH experimentei o setor de TI, FARMACÊUTICA e VAREJO. Em toda a minha trajetória sempre trabalhei com a perspectiva da auto-responsabilidade, ajudando as pessoas a se conhecer e se implicar com seus próprios resultados.

Meu grande encontro profissional? Ser um trainer, como disse Professor Clóvis de Barros Filho, “quando estou lá na frente, não quero que acabe nunca”, tenho frio na barriga sempre que entrego um treinamento, e esse “medinho” faz com que eu me prepare toda vez antes de assumir uma turma. Realmente me encontrei.

Tarsila Naito

Tarsila Naito

Sócia-diretora e diretora comercial do NETAS

O que escrever sobre a minha trajetória profissional?

O meu começo foi óbvio. Direito. Escolhi porque tinha que escolher. Muita pretensão e pressão aos 17 anos ter que decidir o futuro. A palavra profissão tinha um peso enorme e eu só queria continuar me divertindo com a “turma do fundão”. Diploma na mão arrumei trabalho, depois outro e outro. Uma inércia total. Sem graça, sem foco, sem propósito e nem pretensão. A maternidade foi o ponto de virada. A chegada nada programada da minha filha não só mudou a minha vida, mas me obrigou a questionar as minhas decisões. Agora era preciso conciliar maternidade e carreira. Precisava de algo que significasse muito para sair de casa. Pessoas. Era da “turma do fundão” lembra?! Daquelas que anda em bando. Relacionamento sempre foi algo intuitivo. Uma pós em Recursos Humanos se encaixava perfeitamente. Deixei minha filha em casa e fui atrás. Comecei do zero. Tudo de novo. Só que agora mais madura e consciente. Arrumei meu primeiro emprego na área, fundamental para entender sobre gente e sobre o universo corporativo.

E foram justamente essas pessoas, as pessoas que eu ia juntando, agregando, conhecendo me apresentaram meu futuro sócio, Ernesto.

O Netas sou eu, somos nós que dele fazemos parte. Através do meu trabalho proporciono ferramentas para que as pessoas consigam conhecer melhor o outro e a si mesmo e a consequência disso é transformação. Elas podem ser mais produtivas e felizes, por que não?! Eu sou.

Claudio Zanutim

Claudio Zanutim

Consultor NETAS

Quem é Claudio Zanutim?

Um pai de família de bem com a vida e apaixonado por aquilo que faz, ou seja, ser vendedor.

Preocupado em fazer sempre o melhor, contagiando a todos com o seu alto-astral, seu desejo de viver intensamente e sua gana em querer ajudar as pessoas a encontrar o seu caminho.

Zanutim tem uma identidade contagiante que é o seu sorrisão e seu profissionalismo quando o assunto é vendas, resultados e espiritualidade e se destaca por sua integridade em oferecer o que há de melhor na sua área. Mais de 150 mil pessoas treinadas em 10 anos.

Auxilia empresas e pessoas na maximização da performance em vendas e no atingimento de objetivos e metas.

Alcione Santin

Alcione Santin

Consultor NETAS

Em toda minha careira profissional, hoje aos 56 anos, o olhar contínuo de cuidar de Gente e de Resultados (nesta ordem) foi minha marca registrada.

A palavra que melhor resume a razão de minha evolução profissional é proximidade. Estar próximo da Equipe, próximo dos clientes, das demais áreas, da estratégia e próximo da operação e execução foi meu cuidado constante.

Este cuidado produziu resultados consistentes e contínuos que me conduziram a desafios maiores.

Gosto de desafios e adversidades, pois isso é que nos torna melhores e maiores.

Sim, sou um pouco mais sério e introspectivo, mas com bom humor. Muito conectado a estratégia e objetivos, e como profissional oriundo de área comercial, relacionamento, resultado e celebração estão super presentes em meu jeito de viver. Isso tudo me faz levantar cedo todos os dias com mente elevada, energia e gratidão pela vida.

Silvio Bahia

Silvio Bahia

Consultor NETAS

Silvio Bahia é um entusiasmado pela mudança desde que se entende por gente.

Da infância bem simples no litoral paulista até os anos em viagens pelo mundo como executivo de multinacional ele fez de tudo: trabalhou com pesquisa de mercado, exportou tecidos, vendeu roupa, vendeu seguro de vida, teve bar na praia, fez teatro, produziu megaeventos, editou revistas, traduziu livros, trabalhou com pesquisa de mercado, é publicitário, empresário, master coach e terapeuta transpessoal. E aos 50 anos acredita que ainda vai mudar de área umas 3 ou 4 vezes nessa vida.

Para Silvio a mudança, seja de emprego, de carreira, de cidade ou de país, nunca foi um dilema e sim um processo de entrega e uma percepção de que a vida só lhe dava presentes.

E é por isso que hoje ele trabalha ajudando pessoas e instituições a praticarem a mudança. Porque aprendeu que transformação e crescimento são antes de tudo o resultado de escolhas conscientes e não de sorte. Afinal é o foco que define a sorte e não a sorte que determina o destino.

Renato Martinelli

Renato Martinelli

Consultor NETAS

Sempre tive na comunicação e na construção de relacionamentos as bases para trabalhar alinhado ao meu propósito de vida e carreira. Ajudar as pessoas a serem melhores, a trabalhar melhor juntas, numa relação de interdependência, confiança e transparência, são questões que levo como um eterno desafio, e que também são a energia que me move para lidar com tantas realidades distintas.

Minha trajetória profissional foi marcada por uma carreira executiva antes da atuação em educação. Essa experiência é válida até os dias atuais, pois analiso cada situação, cada segmento de negócio. Isso me permite elaborar um diagnóstico profundo sobre cada realidade, a fim de entender como posso contribuir de forma relevante para o desenvolvimento das pessoas envolvidas.

Sou movido pelos desafios, pelo novo, pelo que ainda não sei a resposta clara antes de iniciar um projeto. Isso me provoca para acessar minha experiência, meus estudos e ir atrás de novos conhecimentos para desenvolver uma solução customizada, completa e única. A cada projeto que devo ensinar, também aprendo e melhoro.

Tenho um perfil comunicativo e extrovertido, que mistura conteúdo, bom humor e construção coletiva de conhecimento.

Sei adequar a abordagem para diversos tipos de público, adequando a comunicação ao outro, para construir um diálogo produtivo com todos os níveis hierárquicos.

Muito conectado a propósito e performance, para que as pessoas possam ter o poder de escolha sobre como querem transformar o mundo, e serem cada vez melhores naquilo que as pessoas se propõem a fazer, construir legado e deixar sua marca na história.

Cintia Menegazzo

Cintia Menegazzo

Consultora NETAS

Minha paixão está nas relações humanas e na busca incansável de desenvolvimento. Tenho quase 24 anos de história, nas mais diferentes experiências organizacionais. Sou psicóloga por formação e pós graduada 3 vezes! Já fiz, diversos cursos acadêmicos ou não, para aprender coisas novas. Eu invisto em coisas novas!

Curiosa por natureza, não canso de aprender, e ensinar! Alias mais aprendo, do que ensino! Experimentar, explorar o novo, me move. Implementei processos em empresas de diferentes segmentos e criei conexões com pessoas e resultados.

Idealizei o canal CapaCINTIAção, por acreditar que pequenas mudanças transformam as pessoas e suas organizações! Nesta jornada de vida e trabalho, tenho facilitado diferentes aventuras e projetos, criando novas possibilidades de pensar e agir.

Uso diversas ferramentas e soluções ágeis, uma vez que creio que não há fórmulas mágicas ou disponíveis em prateleiras, para as pessoas e empresas. Então personalizo mesmo! Entender e praticar formas de facilitar, co-criar, produzir colaborativamente é sempre meu foco e desafio. Fazer leitura de grupos e ajustar a metodologia, a demanda emergente, é para mim um diferencial.

Atuo fortemente com Aprendizagem Corporativa e Mudanças Comportamentais. Ministro Treinamentos, Workshops e palestras presenciais ou on Line. Utilizo Estruturas libertadoras, Lego Serius Play, Desing Thinking, dentre outras ferramentas.

Construo Diferentes Programas de Desenvolvimento de Lideranças. Atuo com Assessments, Gestão de Mudanças e Desenvolvimento Organizacional. Sou incansável pela busca de novidades, conhecimento, novas formas e ferramentas.

Sou ainda co-autora do livro Gestão do Tempo e Produtividade. Gratidão por estar lendo! Prazer! Esta sou eu!